Movimente-se

Reading time: less than 1 minute

Movimente-se

Aula de fitness com músicas latinas queima de 300 a 800 calorias!

Atividade promete afinar a silhueta, definir os músculos e momentos de muita diversão. Tudo de maneira dançante!

Cansada dos treinamentos sempre iguais de aeróbica da academia? Chegou a hora de conhecer a zumba! A aula de fitness promete fazer você queimar calorias e tonificar os músculos dançando e fazendo movimentos ao ritmo de músicas latinas empolgantes como salsa, merengue, cumbia, reggaeton, cha cha cha, latin pop, samba, reggae, calypso e bachata. “Como é um ritmo derivado de músicas latinas, o gasto de calorias é alto e as aulas são com muita intensidade”, explica o educador físico Thiago Martinez.

Movimente-se

Quando suamos a camisa, nosso coração acelera e a temperatura corporal aumenta. por causa de todo esse esforço, e para aliviar a fadida muscular, há um aumento na produção de endorfina, lá na hipófise. Esse neurotransmissor transita entre um neurônio e outro, transmitindo as sensações de alegria e tranquilidade.

Movimente-se

Exercícios simples, como andar de bicicleta, caminhar e nadar são as práticas esportivas mais indicadas para um atleta iniciante

Para um bom desempenho nas atividades físicas, o acompanhamento de um profissional, uma boa dieta e exercícios regulares são cuidados necessários tanto para o atleta que está começando, quanto para o que já é experiente. “Para iniciar um treinamento, a pessoa interessada deve passar primeiramente por exames que irão garantir que a sua saúde está em condições de responder a tais esforços”, explica o professor do curso de Educação Física do Complexo Educacional FMU, Mauro Guiselini.

“Para garantir um coração saudável, indica-se as caminhadas, bicicleta e natação. Também é bom fortalecer os músculos do abdome e das pernas e fazer alongamentos para assegurar a elasticidade”, conta o docente.

Movimente-se

Bailarinas garantem que movimentos ajudam na perda de peso e proporcionam satisfação a quem pratica

A coreógrafa e bailarina Tereza Petsold garante que a dança proporciona uma atividade física com grandes gastos de energia, usando os músculos, além das articulações. Em uma hora, é possível queimar cerca de 400 calorias. “A dança é uma atividade aeróbica forçada em diversos pontos do corpo, que variam de acordo com a modalidade escolhida”, diz Teresa.

Movimente-se

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece.

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. “Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:

Movimente-se

Estudiosos do passado já sabiam da importância sobre o cuidado diário a ser dispensado ao corpo, inclusive, uma expressão assinalada por Platão, previa mais do que isso, ao dizer que: “mens sana in corpore sano”, isto é, uma mente sã num corpo são. Essa predição ultrapassou as barreiras temporais e espaciais, ficando conhecida mundialmente.

Movimente-se

Exercícios de rotação ajudam a diminuir o cansaço provocado pelas longas viagens.

As viagens, de um modo geral, independentemente de serem de avião, carro ou ônibus, desgastam o corpo e podem trazer a sensação de cansaço e dor nas costas e musculares ao final do trajeto. Passar horas sentado é muito desconfortável para qualquer um, ainda mais se for por um longo período. Pensando nisso, a fisioterapeuta Ariane Pitrez selecionou algumas dicas práticas de alongamentos para melhorar a sua viagem evitando esses inconvenientes.

Movimente-se

Mulheres em período da menopausa que fazem atividade física regular contribuem para o envelhecimento saudável e influenciam positivamente sua auto-estima, proporcionando melhor qualidade de vida e bem estar mental.

Em linhas gerais, as evidências sugerem que o exercício aeróbico no climatério promove redução de peso e gordural corporal, a melhora do VO2 máximo, otimiza os níveis de glicose e aumenta a densidade mineral óssea.

Movimente-se

Atividade física é definida como qualquer movimentação do corpo e dos músculos que leva a um gasto de energia. Além de ser praticada como lazer e recreação, quando realizada regularmente, traz diversos benefícios à saúde, como bem-estar, prevenção de doenças, emagrecimento e aumento da massa muscular. Mas será que só o exercício é suficiente?

Movimente-se

Enfatizar os benefícios emocionais do exercício é mais efetivo para aumentar os níveis de atividade física do que elencar o quanto essas atividades fazem bem para a saúde. Um estudo, feito pela equipe de Reema Sirryeh, pesquisadora da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e publicado no British Journal of Health Psychology, mostrou que as pessoas que acreditam que a atividade física seja algo divertido se propõem mais facilmente a praticar algum esporte ou exercício.

Movimente-se

Se sua promessa de ano novo é eliminar um mau hábito ou reduzir a quantidade de alimentos e perder alguns quilinhos, um truque simples, porém negligenciado, pode ajudar: caminhar. Quanto às estratégias de perda de peso, esta não é a mais glamourosa, mas estudos descobriram que uma caminhada acelerada ao redor do quarteirão pode aliviar significativamente os ‘desejos’, seja por junk food ou de acender um cigarro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *